Primeiramente se você chegou até aqui, talvez esteja buscado melhorar o aspecto do seu piso. Contudo se esse é o verdadeiro motivo, certamente o tratamento de pisos é a solução mais indicada. Além disso, pisos limpos e bem cuidados não apenas são à base de um ambiente agradável e saudável, como também o piso é a primeira coisa que os seus clientes veem ao passar pela porta de entrada. Ou seja, a aparência do piso é fundamental para gerar uma boa experiência de marca desde a porta de entrada. As pergunta são: Você sabe o que é tratamento de pisos? Você sabe porque fazer o tratamento de pisos? Não! Então continue a leitura, nós preparamos esse artigo para te ajudar!
O que é tratamento de pisos?
Em primeiro lugar vamos a definição: O tratamento de pisos é um procedimento utilizado para impermeabilização, renovação, proteção e manutenção de pisos, onde são utilizados acabamentos acrílicos, discos e limpadores específicos. Além disso, indicamos o tratamento de pisos para locais com tráfego intenso de visitantes todos os dias.
Porque fazer tratamento de pisos?
São inúmeras as vantagens de se fazer tratamento de pisos, dentre elas podemos destacar:
- Proteção contra o desgaste diário;
- Diminuir o atrito dos calçados com o piso, consequentemente o desgaste;
- Melhorar a estética, aumentando o nível de brilho;
- Facilitar a limpeza e manutenção.
- Reduzir consumo de produtos,
- Aumentar a segurança ao caminhar.
O tratamento de pisos pode ser feito em qualquer piso?
Não! O tratamento de pisos é ideal para pisos porosos, por exemplo:
- Revestimentos Cimentícios,
- Granilites;
- Marmorites;
- Vinílicos;
- Pedras naturais;
- Granito ou mármore não polido,
- Resinados (Epóxi)
- Pisos de Borracha
- Lajotas
Exemplos:
Como fazer o tratamento de pisos?
Antes de mais nada deve ser feito todo o planejamento, levando em consideração o tamanho do local, o tipo de piso e se o espaço está vazio ou se contém móveis. Além disso, devem ser escolhidos os produtos de limpeza, equipamentos de limpeza e Epi’s que serão utilizados. Bem como, a manutenção deve ser planejada.
O processo de tratamento de pisos é dividido em 6 etapas que começam com a implantação e terminam com a manutenção.
Quais são as etapas do tratamento de pisos?
1ª etapa do tratamento de pisos – Implantação:
Na primeira etapa realizamos o todo o planejamento.
2ª etapa do tratamento de pisos – Limpeza ou Remoção:
A segunda etapa pode ser de limpeza ou remoção:
- Na limpeza executamos uma limpeza seca com mop pó. Além disso, uma limpeza úmida com enceradeira, disco verde e detergente neutro preparando o piso para receber o tratamento.
- Na remoção executamos uma limpeza úmida com enceradeira, disco preto e detergente removedor sobre tratamentos antigos ou ceras presentes no piso.
3ª etapa do tratamento de pisos – Selagem:
Após realizada a limpeza ou remoção no piso, utilizamos mop pó para retirar qualquer resido de poeira e logo após iniciamos a selagem. A selagem corresponde a aplicação de *2 ou 3 demãos de seladores a base de polímeros acrílicos, que é realizada com balde e aplicador de ceras. Sua função é preencher os poros do piso e nivela-lo deixando pronto para receber o acabamento.
*A quantidade de demãos varia de acordo com a porosidade do piso
4ª etapa do tratamento de pisos – Aplicação do acabamento
Após realizada a selagem, novamente utilizamos mop pó para retirar qualquer resido de poeira do piso e logo após iniciamos a aplicação do acabamento. Na quarta etapa realizamos a aplicação de *3 ou 4 demãos de ceras a base de polímeros acrílicos HS ou UHS com balde e aplicador de ceras. Sua função é impermeabilizar a superfície e dar e brilho.
*A quantidade de demãos varia de acordo com a porosidade do piso
Dica! Para uma aplicação homogênea do acabamento e melhor selagem, a aplicação deve ser feita sempre de forma cruzada entre uma demão e outra.
Por exemplo:
5ª etapa do tratamento de pisos – Polimento
Logo depois da selagem e aplicação do acabamento é necessário um período que pode variar de 6 a 12 horas para total secagem do piso. Realizamos o polimento do piso com enceradeira LS, HS ou UHS e discos Pêlo de Porco, Champanhe ou Vermelho Rubi, com a finalidade de nivelar o piso após a aplicação dos químicos a base de polímeros acrílicos. Além disso, o polimento é utilizado no processo de manutenção diária com a finalidade de realçar o brilho e retirar marcas do piso.
6ª etapa do tratamento de pisos – Manutenção
A manutenção do piso é fundamental para que ele permaneça com aspecto limpo e brilhante. Nesta etapa vamos utilizar: Mop pó, mop úmido, lavadoras, polidoras, detergente neutro sem espuma e barreiras de contenção (Tapetes).
- Limpeza diária: É a limpeza leve realizada diariamente juntamente com o polimento, com a finalidade de retirar sujidades e marcas do piso.
- Remoção parcial: É a remoção das camadas superficiais de acabamento sempre que a limpeza leve e o polimento do piso já não tem mais efeito, sua finalidade é preparar o piso para o processo de recamada.
- Recamada: É o processo de aplicação de novas camadas de acabamento, com a finalidade de recuperar o brilho do piso.
Problemas mais comuns no tratamento de pisos e suas causas:
- Falta de aderência: Mal enxague, tempo secagem inadequada, excesso de camadas;
- Formação de pó: Falta de aderência, o piso fica trincado com o tráfego e esfarela a película;
- Estrias: Pouco produto no aplicador, aplicador sujo ou resíduo de removedor.
Conclusão
Em conclusão, podemos afirmar que o tratamento de pisos é fundamental para se obter pisos limpos, bem cuidados e um ambiente agradável e saudável. Sob o mesmo ponto de vista esperamos ter ajudado com essas dicas, sobretudo se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco! Nossa equipe técnica está preparada para melhor lhe atender e levar soluções para sua empresa e você.