Você sabia que os produtos desinfetantes que utilizam compostos de quaternário amônio, como princípio ativo estão entre os que mais são utilizados? O quaternário de amônio é predominante entre os produtos para desinfecção em ambientes de assistência a saúde, processamento de alimentos e residências.
Só para exemplificar esses produtos desempenham um papel crítico no controle da disseminação de patógenos transmitidos pelo ambiente. Mais antes de saber os benefícios, vamos a definição do que são compostos de quaternário amônio!
O que são compostos de quaternário de amônio?
Compostos de quaternário de amônio (QACs) são surfactantes catiônicos extremamente eficazes contra microrganismos e por isso desempenham um papel crítico no controle da disseminação de doenças.
Utilizados por diversos setores da indústria, ambientes de assistência à saúde e residências, como desinfetantes ou sanitizantes.
Evolução do quaternário de amônio
Várias gerações de biocidas de quaternário de amônio estruturalmente variáveis foram desenvolvidas de aproximadamente 1935 até o presente.
A demanda por produtos com melhor desempenho microbiológico, levou a produtos que demonstram atividade biocida de amplo espectro significativamente superior, especificamente projetados para atender aos novos desafios frente a matéria orgânica e água dura.
O crescente avanço nas químicas biocidas deu origem a muitas gerações de quaternário de amônio (QACs) e ainda estão ficando cada vez melhores.
Quaternário de amônio por gerações:
- A 1ª geração de quaternário de amônio surgiu em 1935 (Cloreto de Benzalcônio), e tem a menor atividade biocida. Já está no mercado há bastante tempo e é possível que haja resistência bacteriana ao produto. No entanto, essa molécula ainda é utilizada na desinfecção hospitalar e veterinária e na atividade bactericida.
- A 2ª geração geração de quaternário de amônio surgiu em 1955, são compostos de benzalcônio substituídos. Um dos exemplos clássicos é o cloreto de alquil dimetil etil benzil amônio(Cloreto de Etilbenzil).
- A 3ª geração de quaternário de amônio surgiu em 1965, é uma mistura das duas primeiras gerações do quaternário: cloreto de benzalcônio (1ª geração) e cloreto de alquil dimetil etil benzil amônio (2ª geração). A mistura desses dois quaternários apresenta um aumento da atividade biocida, aumento da detergência e aumento da segurança do usuário por uma toxicidade relativamente baixa, além disso estabilidade em presença de água dura
- A 4ª geração de quaternário de amônio surgiu em 1970, são um misto dos quaternários da 1ª, 2ª e 3ª gerações. Esses quaternários são superiores em atividade germicida, baixa formação de espuma e alta tolerância a cargas de proteína e água dura. Oferece atividade de limpeza e desinfecção.
- A 5ª geração de quaternário de amônio surgiu em 2005, a mistura da quarta geração com a primeira geração, ou seja, cloreto de didecil dimetil amônio + cloreto de alquil dimetil amônio produz o QAC de quinta geração. A quinta geração tem um maior desempenho germicida em condições adversas e é segura para uso. Funciona de forma eficiente na presença de matéria orgânica (proteínas, gorduras, carboidratos) e na presença de água dura.
Benefícios do quaternário amônio
Os desinfetantes compostos de quaternário de amônio são eficazes contra a maioria das bactérias vegetativas e vírus envelopados, e alguns fungos.
Entre os benefícios dos desinfetantes a base de quaternário amônio, podemos destacar não só a boa estabilidade e toxicologia, mas também a atividade e compatibilidade com ingredientes de formulação mais limpa, além da falta de odor.
Essas propriedades o tornam adequado para produtos de limpeza que combinam limpeza com desinfecção. Além disso as concentrações de uso final típicas terão de 0,05 a 0,2% e requerem 10 minutos para atingir a desinfecção.
Desinfecção de hospitais.
De acordo com o CDC a cada ano, cerca de 1 entre 25 pacientes de hospitais nos EUA é diagnosticado com pelo menos uma infecção relacionada aos cuidados hospitalares.
As superfícies em estabelecimentos de saúde são tocadas por muitas mãos portanto é imperativo mantê-las limpas para impedir a propagação de germes.
Sobretudo compostos de quatenário de amônio (QACs) continuam a servir como a principal forma de desinfecção de superfície no ambiente de saúde.
Em comparação com outros tipos de desinfetantes, são mais eficazes, não danificam roupas e tapetes, têm menos odor e irritação baixa na pele.
Não apenas têm um amplo espectro de eficácia contra bactérias, vírus, protozoários, fungos e algas comumente encontrados em ambientes de saúde, como também não são corrosivos em superfícies de metal. Além disso, a maioria dos tipos de plástico de grau médico apresenta forte compatibilidade de material.
Da mesma forma, ao contrário de qualquer desinfetante oxidante os desinfetantes à base de de quaternário de amônio fornecem propriedades de estabilidade superiores em relação a qualquer outro desinfetante químico.
Desinfecção de indústrias.
Os compostos quaternário de amônio estão entre os desinfetantes mais comuns utilizados em indústrias, e há vários produtos e formulações disponíveis comercialmente.
Em síntese são surfactantes catiônicos que impactam as paredes celulares e membranas dos microrganismos. Isto é sua carga positiva permanente faz com que eles se liguem prontamente à superfície carregada negativamente da maioria dos microrganismos.
São muito estáveis, não são afetados pelos níveis de pH e permanecem eficazes em uma superfície por um longo tempo.
Sua atividade antimicrobiana é mais seletiva que a de outros desinfetantes, geralmente muito eficazes contra biofilmes bacterianos. Utilizado como limpador e desinfetante para várias superfícies, em concentrações de 200 a 400 ppm.
A Anvisa indica o uso do quaternário de amônio?
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é recomendado sempre utilizar produtos regulamentados para a desinfecção de superfícies e ambientes.”
Como resultado dispõe de regulamentação de produto do tipo desinfetante e sanitizante para diversas superfícies através da RDC35/2010 produtos com ação antimicrobiana utilizados em artigos semi-críticos e críticos.
A Anvisa publicou, na quinta-feira (23/4), a Nota Técnica 26/2020, que traz uma série de recomendações sobre produtos saneantes que podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies durante a pandemia da Covid-19.
O conteúdo da NT 26/2020 foi atualizado pela Nota Técnica 47.
Desinfetantes 3M™ Scotch-Brite™ a base de quaternário de amônio.
Limpador e desinfetante à base de quaternário de amônio. Além disso Alta eficácia contra bactérias e com fragrância floral. Destinado para limpeza e desinfecção de pisos, paredes e superfícies duras e não porosas como azulejos, cerâmicas, metais, porcelanatos, plásticos, etc.
Limpador e desinfetante à base de quaternário de amônio. Alta eficácia contra bactérias e com fragrância lavanda. Similarmente destinado para limpeza e desinfecção de pisos, paredes e superfícies duras e não porosas como azulejos, cerâmicas, metais, porcelanatos, plásticos, etc.
Com formulação especial, o Desinfetante Hospitalar Flex 5A Scotch-Brite™ com efeito garante eliminação imediata de germes e bactérias, com maior estabilidade no processo de desinfecção. Não necessita de enxágue.
Desinfetante Proquimia a base de quaternário de amônio.
O Deosol é um detergente e desinfetante altamente eficaz, desenvolvido pela Proquimia, formulado com Quaternário de Amônio para garantir a limpeza e desinfeção em uma única aplicação. Ideal para a higienização de superfícies em contato direto com alimentos, o Deosol é a solução perfeita para ambientes que exigem elevados padrões de higiene, como cozinhas industriais, câmaras frigoríficas e áreas de manipulação de alimentos.
Conclusão
Certamente a desinfecção adequada das superfícies em estabelecimentos de saúde, industrias e comércios em geral é fundamental na prevenção da propagação de doenças infecciosas.
O quaternário de amônio é um poderoso agente de desinfecção amplamente utilizado em ambientes hospitalares, indústrias alimentícias e locais de grande circulação. Suas propriedades antimicrobianas o tornam eficaz contra uma variedade de patógenos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Além de sua ação rápida, ele é seguro quando usado corretamente, não sendo corrosivo para superfícies e inócuo para pessoas e animais. Sua aplicação fácil e versátil faz do quaternário de amônio uma escolha ideal para quem busca eficiência na higienização.
Com toda a certeza essas dicas, vão te ajudar na escolha de um produto para desinfecção de superfície. Contudo se você precisa de uma assessoria especializada, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma visita técnica!
Fontes: Anvisa, CDC, ScienceDirect