Qual a diferença entre higienização, desinfecção e esterilização?

higienização, desinfecção e esterilização

Aprenda o significado por trás desses termos de limpeza comuns.

Primeiramente quando se trata de limpeza, as palavras higienização, desinfecção e esterilização são frequentemente usadas de forma intercambiável. Mas na verdade, há uma diferença significativa entre os termos. Saber a diferença entre higienizar desinfetar e esterilizar pode ajudá-lo a saber exatamente quais produtos de limpeza comprar e como usá-los para manter seu ambiente limpo e seguro. Continue lendo para aprender a diferença entre higienizar, desinfetar e esterilizar.

Diferença entre higienização e desinfecção

Enquanto a limpeza se refere simplesmente à remoção de sujeira e outras impurezas de uma superfície, higienizar, desinfetar e esterilizar vão muito além disso para eliminar bactérias nocivas. Saber a diferença entre esses termos de limpeza profunda nos ajuda a usar nossos produtos de limpeza com segurança e eficácia.

De acordo com o CDC, a higienização se refere à redução do número de germes em uma superfície a um nível seguro, “conforme julgado pelos padrões ou requisitos de saúde pública”. Esse processo funciona por meio da limpeza (que remove fisicamente os germes das superfícies) ou da desinfecção (que mata os germes). A higienização é geralmente um pouco mais suave do que a desinfecção.

Assim, enquanto a higienização se refere à redução do número de germes a um nível seguro por meio da limpeza ou desinfecção, a própria desinfecção refere-se a matar quase 100% dos germes em superfícies ou objetos. Isso funciona usando produtos químicos para matar os germes. A desinfecção não limpa necessariamente as superfícies sujas, mas mata os germes, ajudando a diminuir o risco de infecção.

Quando higienizar?

É melhor higienizar as superfícies que normalmente não entram em contato com bactérias perigosas ou aquelas que são mais bem limpas sem produtos químicos poderosos. Por exemplo, utensílios de cozinha são os melhores para a higienização, pois você não quer que eles entrem em contato com produtos químicos poderosos.

O que é considerado um desinfetante?

Desinfetantes são agentes químicos projetados para inativar ou destruir micro-organismos em superfícies inertes. A desinfecção não mata necessariamente todos os micro-organismos, especialmente os esporos bacterianos resistentes; é menos eficaz do que a esterilização, que é um processo físico ou químico extremo que mata todos os tipos de vida. 

Os desinfetantes geralmente são diferenciados de outros agentes antimicrobianos, como os antibióticos, que destroem os microrganismos dentro do corpo, e os antissépticos, que destroem os microrganismos nos tecidos vivos. 

Desinfetantes também são diferentes dos biocidas estes últimos têm como objetivo destruir todas as formas de vida, não apenas os micro-organismos. Os desinfetantes atuam destruindo a parede celular dos micro-organismos ou interferindo em seu metabolismo.

Quando devemos fazer desinfecção?

Ao contrário da higienização, a desinfecção não será uma parte comum da sua rotina de limpeza. É realmente destinado a problemas sérios, como aqueles que envolvem fluidos corporais, tornando-o mais comum em ambientes médicos e com o uso de desinfetantes hospitalares.

O que isso significa para a limpeza de sua casa? Você provavelmente desejará desinfetar coisas como vasos sanitários ou pias que podem entrar em contato com bactérias perigosas. Você também vai querer desinfetar áreas de alto toque, como maçanetas e torneiras, utilizando nessas superfícies desinfetantes de uso geral

Qual a importância da desinfecção?

Para minimizar o número de organismos na população mundial. O método de desinfecção é usado internacionalmente para a segurança de humanos, para diminuir a escala de transmissão de doenças. Uma grande ênfase na esterilização e desinfecção foi colocada na indústria de alimentos, sanitização de água e cuidados médicos e hospitais. Uma vez que estas são as maiores organizações afetadas com microrganismos e modos de transmissão entre a população. Diferentes desinfetantes são usados ​​em diferentes indústrias, que visam a flora específica.

E quanto à esterilização?

A esterilização é algo totalmente diferente, e não é algo que uma pessoa comum precisará fazer em casa. De acordo com o CDC, esterilização é o processo de destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana.

Muitas vezes é realizado em instalações de saúde usando métodos físicos ou químicos, incluindo: vapor sob pressão, calor seco, gás EtO, plasma de gás peróxido de hidrogênio e produtos químicos líquidos. Essas formas extremas de descontaminação são necessárias para coisas como cirurgias ou em certos ambientes como laboratórios ou hospitais.

A principal diferença entre os dois é a desinfecção é o processo de eliminação de todos os microrganismos prejudiciais, enquanto a esterilização é o processo de matar todos os microrganismos.

Use os produtos com segurança

Preste muita atenção aos avisos de perigo e instruções nos rótulos dos produtos. Os produtos de limpeza e desinfetantes geralmente exigem o uso de luvas ou proteção para os olhos. Por exemplo, sempre use luvas para proteger as mãos ao trabalhar com soluções de detergentes ou desinfetantes.

Não misture produtos de limpeza e desinfetantes, a menos que os rótulos indiquem que é seguro fazer isso. A combinação de certos produtos (como desinfetantes e produtos de limpeza ácidos) pode resultar em ferimentos graves ou morte.

Em empresas certifique-se de que a equipe de limpeza leia e entenda todos os rótulos de instruções e entendam o uso seguro e apropriado. Isso pode exigir treinamentos e acompanhamento técnico, conte com nossos especialistas para orientar os produtos adequados para sua realidade e o assim como o uso correto dos mesmos.

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Deixe uma resposta

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site e para personalizar conteúdo. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade