Qual o melhor solução para secar as mãos papel toalha ou secadores elétricos? Primeiramente já sabemos que lavar as mãos e com frequência é a forma mais simples e eficaz de evitar contágio e disseminação de doenças.
Em contrapartida poucos sabem que, secar as mãos é igualmente importante.
Se suas mãos ficarem molhadas ou apenas úmidas, com toda a certeza você pode contamina-las novamente,
Já que a umidade é precisamente o que alimenta os germes.
Portanto secar as mãos adequadamente após a lavagem deve ser parte do processo de higiene das mãos.
O método de secagem também é extremamente importante. Segundo estudos a maneira mais higiênica de secar as mãos é com papel toalha.
Estudos mostram que secar as mãos com papel toalha não apenas remove mais germes, como também reduz a sua contagem. Além disso podem ser usadas para fechar a torneira e abrir a porta.
Papel toalha x Secadores de mãos
Revisão do estudo realizado pela Mayo Clinic Proceedings em de 2012
Uma revisão do estudo realizado em de 2012 descobriu que as toalhas de papel secam as mãos de forma mais eficaz do que os secadores de ar disponíveis na época.
A maioria dos estudos sugere que as toalhas de papel podem secar as mãos com eficiência, remover bactérias com eficácia e causar menos contaminação do ambiente do banheiro.
Do ponto de vista da higiene, as toalhas de papel são superiores aos secadores de ar elétricos. Toalhas de papel devem ser recomendadas em locais onde a higiene é fundamental, como hospitais e clínicas.
Os autores da revisão também apontam que as mãos molhadas espalham as bactérias com muito mais eficiência do que as mãos secas, portanto, ter uma secagem mais completa é uma vantagem significativa.
Portanto, o ponto principal é que o papel toalha seca as mãos com mais rapidez e eficácia e as pessoas usam mais. Com os secadores de ar, é provável que as pessoas sequem as mãos de maneira incompleta ou nem as sequem.
Estudo realizado pelo Deb Group
Outros estudos mostram que os secadores de ar usados em muitos banheiros permitem apenas um usuário por vez e cada pessoa pode levar até um minuto para secar as mãos.
Isso não é conveniente e muitas vezes as pessoas não secam as mãos ou secam de forma incompleta. Em vários estudos, em média, as pessoas gastaram apenas 22,5 segundos secando as mãos e 41% enxugaram as mãos sem higiene nas roupas.
Estudo estudo realizado pelo National Center for Biotechnology Information
Estudo realizado pelo National Center for Biotechnology Information, analisou a propagação de bactérias nas mãos ou das mãos durante o processo de secagem, e o vencedor também foi o papel tolha!
Um estudo de 2014 descobriu que os secadores de jato de ar e de ar quente resultam em aumento da contaminação bacteriana ao secar as mãos.
Esses resultados sugerem que os secadores de ar podem ser inadequados para uso em ambientes de saúde, pois podem facilitar a contaminação cruzada microbiana por meio da disseminação aérea para o ambiente.
Estudo estudo realizado pela Society for Applied Microbiology
Um estudo de 2015 que descobriu que os secadores a jato espalham 1.300 vezes mais bactérias do que as toalhas de papel.
Independentemente disso, há um bom consenso de pesquisas de que os sopradores de ar quente espalham mais bactérias e vírus nas mãos do usuário do que as toalhas de papel e os secadores a jato ainda mais.
Conclusão sobre a disputa entre Papel toalha x Secadores de mãos
Em conclusão podemos dizer que os secadores de ar, não só são menos higiênicos, como também podem soprar um ar potencialmente patogênico.
Desse modo a melhor forma de evitar o contágio e disseminação de doenças, certamente é lavar e secar as mãos muito bem com papel toalha!